terça-feira, dezembro 13, 2005

Ubuntu em um HP Pavilion zx 5000 - Parte I

Vou instalando e anotando aqui a instalação do Ubuntu Breezy no HP Pavilion zx5000. Este notebook já teve instalado o Debian Sarge. Como migrei os desktops para Ubuntu, vou migrar este também :)

O zx5000 tem as seguintes características: Mobile Pentium 4, 3.06GHz, 512M de RAM, HD de 60Gb, gravador de DVD+RW, touchpad, tela de 15" 4, Bluetooth, Firewire, e quase 4kg de tralhas... Na época em que adquiri, pensei em uma máquina potente e com gravador de DVD. Hoje compraria uma mais leve...

Em particular, tem uma tela bastante agradável, mas já vi melhores em Compaqs. A bateria vai embora rapidamente e esquenta bastante se mantido no colo durante um tempo. A minha principal queixa é o peso. Troquei minha maleta por uma mochila. Eu ficaria mais feliz se a placa fosse uma GeForce, mas a ATI é razoável e com saída para TV. O touchpad é ruim, basta suar um pouco e já não funciona. Recomendo fortemente um mouse usb. Eu comprei um pequeno ótico e uso o mesmo ao lado do touchpad. Como ele é um ALPS, é altamente configurável no Linux.

Eu mantive o Windows XP para alguns jogos e experiências de rede, com o SAMBA, CUPS, (às vezes, sou administrador). Depois que instalei o Ubuntu no desktop e joguei Cube, America's Army e Torcs, despedi o XP.

Pronto, defini o teclado, escolhi a conta e já estou editando no próprio. Ao entrar no Gnome, vem o aviso das atualizações e como o acpi-support tá no meio, mandei atualizar. Previsão de 10 minutos. Em comparação com a instalação do Sarge e do CDD, a primeira diferença é o som :) O kernel 2.6.8 tem um bug no ALSA, tal que minha placa é reconhecida mas não sai som. Por enquanto estou conectado pela ethernet. Descrição do sem fio, mais adiante.

Ubuntu cada vez me surpreende mais :) Os botões de mute, aumentar e diminuir volume estão funcionando sem mexer em nada!! O botão WWW chama o firefox. O botão com a câmera, não, mas o aviso está no /var/log/syslog sobre setkeycodes e00b. O Fn-F1 abre o Yelp, o Fn-F3, o firefox, o Fn-F6 que ejeta o CD (???) . Fn-F7/F8 estão corretamente controlando o brilho da tela.

Como o Update-manager acendeu a lampadinha, vamos reiniciar com o kernel mais novo :) Bem que poderia ter uma telinha mais bonita no GRUB :) Como passei anos com o Debian, alguns pontos me deixam com a pulga atrás da orelha: RAID, Enterprise Volume Manager, etc.. Mas eu vou optar pelo hardware primeiro antes do tuning e de novos softwares. Na verdade, só estão faltando a rede sem-fio e o driver ATI (com uma tela destas e um processador deste, tenho que rodar o torcs :)

Vamos contribuir com a comunidade :) Clique em Aplicações -> Ferramentas de Sistema -> Banco de Dados de Dispositivos do Ubuntu. Vem o teste do som. A resolução foi a máxima do note (1280x800) , mouse, rede, teclado. Os dados são enviados via Internet.
Nesta altura, vamos para linha de comando (Aplicações -> Ferramentas de Sistema -> Terminal) e rode "sudo update-pciids". Isto vai atualizar o banco de hardware do linux e te dar informações mais completas quando der o comando "lspci".

Vamos ao ponto onde Debian e Ubuntu brilham: repositórios de pacotes. O Ubuntu vem com uma configuração simples, vamos adicionar repositórios extras onde vários pacotes podem ser encontrados.

Sistema -> Administração -> Synaptic -> Configurações -> "Exibir fontes de software desabilitadas" e "Limpar automaticamente arquivos ..."
Clique em "Adicionar". Adicione o Universo e Multiverso para o Ubuntu 5.10, Atualizações e Atualizações de Segurança. Em particular, eu prefiro retirar os Fontes (estes são para o pessoal do Gentoo :) Clique em OK -> Sim. Aguarde o download sobre a informação dos pacotes.

Rede sem fio: procurar por ndiswrapper, marquei ndisgtk (apareceu o aviso para uma nova atualização, mas deixei para depois do ndiswrapper). A minha placa é uma Broadcom BCM4306. Como o notebook veio instalado com o XP, é só procurar o bcmwl5.inf na partição que !!!NÃO!!!! Formatei a partição!!!! Calma... Fui no site da HP e procurei pelos drivers do meu notebook. O arquivo é SP30379.exe ! Hmmm.. Deve sair com o cabextract. Vou aproveitar e instalar as fontes microsoft . Fui para o synaptic e mandei instalar o pacote msttcorefonts ;)
Cliquei em SP30379.exe e "Abrir com outra Aplicação". Escolhi cabextract e os arquivos abriram na Pasta Principal. Sistema -> Administração -> Windows Wireless Drivers -> Install New Driver -> Location -> bcmwl5.inf -> Install e apareceu bcmwl5 : Hardware present : Yes.... (antes eu vibrava quando um hardware era reconhecido) . Luz azul acesa no notebook.

Vou dormir feliz :) Amanhã eu continuo...

7 Comentários:

Às 14 dezembro, 2005 11:21 , Anonymous Anônimo disse...

Eu fiz a instalação do Ubuntu no meu laptop também, um Dell Latitude D510 e estou tendo problemas com o meu mouse touchpad, não consigo "clicar e arrastar/selecionar", mais detalhes estão neste post.
Este problema ocorre com você? Pergunto para saber se é um bug ou um problema específico do modelo. :)

 
Às 14 dezembro, 2005 12:48 , Blogger Thadeu Penna disse...

Eu vi o seu post. Aqui está acontecendo o mesmo :( Como me dedico poucas horas por dia ao notebook, vou tentar acertar o synaptics amanhã. Qualquer avanço, me avise.

 
Às 18 fevereiro, 2006 22:38 , Anonymous Anônimo disse...

Ola
Eu tentei de várias maneiras , mas ainda não consegui fazer minha placa wireless funcionar.
Existe alguma diferença entre o driver que vem na instalação do windows e esse que baixaste do site da hp ?

Meu note é um hp ze2210. Outra coisa, o teu modem funciona ??

Eu já instalei o ubuntu 5.04, 5.10 e até o kurumin, mas nada desses dois dispositivos funcionarem.

[]´s
Israel
israel.cefrin@gmail.com

 
Às 05 abril, 2006 11:47 , Anonymous Anônimo disse...

Acabei de instalar o UBUNTU no meu laptop HP zv 5000, estou gostando, mas tem duas coisas que eu não consegui colocar funcionar.
1) Não consigo configurar meu teclado para usar acentuação e cedilha.

2) não consigo utilizar o scroll no touchpad.

Alguma ideia de como proceder?

Grato.

 
Às 05 abril, 2006 12:02 , Blogger Thadeu Penna disse...

Você deve instalar o xfree86-driver-synaptics e tpconfig. Veja também o primeiro comentário do kairo, neste tópico. Você deve ter que atualizar o kernel :(

 
Às 09 maio, 2006 01:22 , Anonymous Anônimo disse...

Tenho um ZX5190us e não consegui fazer o wireless funcionar. A luz azul não acendeu. Tem alguma dica?

 
Às 09 maio, 2006 07:58 , Blogger Thadeu Penna disse...

Verifique a saída dos comandos:
iwconfig eth0
iwlist eth0 scan

Eu tenho atualmente usado o wifi-radar. É bem fácil de configurar e usar.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial