sexta-feira, julho 14, 2006

Reempacotando os pacotes


No post que eu conto minhas experiências com aplicações de 32 bits no amd64, eu disse que era fácil atualizar o Firefox32 rodando o

$ sudo firefox32

O problema é que se eu quiser replicar o processo ou instalar nas outras máquinas terei que rodar as atualizações em todas elas e isto não é automático, certo? ..... Errado, pois tem coisas que só Debian faz para você. Existe um utilitário, o dpkg-repack, que refaz um pacote debian a partir de um pacote instalado. Ele é ideal para quando você configurou algum pacote e gostaria de salvar aquela configuração ou replicá-la em outra máquina.

Veja como é simples:

$ sudo apt-get install dpkg-repack
$ sudo dpkg-repack firefox-32

Note que ele vai reconstruir o pacote mantendo o nome, que era firefox-32_1.5.0.3-preview0_amd64.deb
Para consertarmos a informação, vamos usar as dicas anteriores

$ mkdir tmp-firefox
$ dpkg -e firefox-32_1.5.0.3-preview0_amd64.deb tmp-firefox/DEBIAN
$ dpkg -x firefox-32_1.5.0.3-preview0_amd64.deb tmp-firefox
$ vi tmp-firefox/DEBIAN/control

Mude a linha correspondente para

Version: 1.5.0.4-1

Reconstrua e instale o pacote

$ dpkg -b tmp-firefox/ firefox-32_1.5.0.4-1_amd64.deb
$ sudo dpkg -i firefox-32_1.5.0.4-1_amd64.deb

Pronto, você agora tem o firefox atualizado prontinho para distribuição.

1 Comentários:

Às 19 julho, 2006 09:52 , Anonymous Anônimo disse...

Muito boa esta sua dica! O que me levou a acompanhar o seu blog foi que voce sempre tem algo novo e, na minha opiniao, unico!

Grande abraco,

Og

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial