domingo, agosto 06, 2006

DokuWiki: Um Wiki para documentação

Eu precisava de uma maneira simples para que os professores -- como eu :) -- se motivassem a disponibilizar o material de cursos, artigos científicos, etc. Claro que, para quem conhece, o Wiki é a saída natural para estes casos. O problema é que o mundo Linux oferece muiiiitas opções de Wikis. Um Wiki para a gente tem que ter as seguintes características:
  • suporte ao LaTeX, usado por 93,75% dos cientistas
  • arquivos em modo texto, para os hackers poderem usar o editor que quiserem
  • distribuição de textos em seções (fundamental para documentação)
  • facilidade de utilizar tabelas, pelo menos CSV
  • desejável suporte ao GNUplot, embora alguns prefiram o Grace
  • suporte simples para galeria de imagens
Com estas restrições, a escolha foi relativamente fácil: o Dokuwiki. De quebra, ele tem uma facilidade adicional: pacote Debian/Ubuntu (e instruções para funcionar com o lighttpd ;) ). Neste caso, o que eu poderia fazer além do aptitude install ???
Sempre alguém pode dar contribuições ao Software Livre mesmo que não tenha conhecimento técnico: eu traduzi a página de sintaxe, reuni as informações sobre os plugins necessários e escrevi um tutorial. Apesar de umas poucas instruções específicas para o IFUFF, acho que este tutorial pode servir a mais pessoas: acesse-o em http://wiki.if.uff.br/wikidowiki.

Caso deseje contribuir, deixe seu comentário no fórum de Computação em http://forum.if.uff.br.

4 Comentários:

Às 12 agosto, 2006 02:46 , Blogger J. F. Mitre disse...

Testei e achei este o melhor de todos os wiki(s) que testei. Nota 10.

É o mais fácil de configurar e o mais simples de entender. Direto, sem rodeios e com documentação objetiva. Perfeito.

Minha dúvida agora é entre apt-get e instalação manual. A dúvida é simples. Se por um lado o apt-get me garante eficiência na atualização entre outras coisas, por outro o apt-get espalha os arquivos demais. Arquivo de confs de um lado, arquivos do wiki de outro (fora do tradicional /var/www).

Mas agora eu finalmente me decidi por um wiki.

 
Às 12 agosto, 2006 08:41 , Blogger Thadeu Penna disse...

Já que você gostou, mais duas notícias sobre o dokuwiki:
1) em http://wiki.if.uff.br/wikidowiki , aquele tutorial que coloquei no texto, eu traduzi a página de sintaxe, a partir da página do Edubuntu-BR. Caso queira usar, fique à vontade mas gostaria de receber um aviso caso você melhore a mesma.
2) Eu fiz um blog, usando o plugin Blog do Dokuwiki (terminei ontem :). Um dos posts é sobre o plugin Blog e o Plugin Galeria: veja em http://profs.if.uff.br/tjpp. Quando tiver tempo vou transferir este blog para o Wiki também :)

Quanto ao pacote: espalhar os arquivos esta é uma tendência dos empacotadores (vão para o /usr/share). Uma coisa interessante é que isto torna o pacote menos dependente do apache. Ontem fui instalar o cacti no lighttpd e vi que ele exigia o apache e não um www-server (que poderia ter sido fornecido pelo lighttpd!).

 
Às 12 agosto, 2006 12:28 , Blogger Thadeu Penna disse...

Eu, de novo! Acabei de instalar o Dokuwiki por pacotes (versão 0.0.20050922). Fuja dela :) Não vem nem com o plugin de configuração que é empacotado na distribuição default do Dokuwiki além de estar desatualizada (20060309 é a mais atual).

 
Às 14 agosto, 2006 20:51 , Blogger J. F. Mitre disse...

Pois é, não sei se percebeu, mas nesse final de semana o site do Dokuwiki estava fora do ar.

Resumindo, sofri um bocado, estava completamente sem informações (exceto a que acompanha o pacote, ou seja, de sintaxe).

Hoje pela manhã eu acabei descobrindo o que mencionou sobre o pacote do dokuwiki. Eu nem sabia que existia um plugin para editar o arquivo de configuração :-)

Pois, agora vai, inclusive também escrevi um post sobre o dokuwiki.

E não se preocupe, que caso eu (ou alguém por aqui) faça alguma melhoria na tradução que fez ou alguma outra tradução, eu informo.

Somente agora eu vou ver os plugins. Provalvelmente só verei isso no fim de semana. O site do dokuwiki não poderia ter caído em piores dias.

Até breve e obrigado.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial